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Marketing de patrocínio: o que sua empresa precisa saber

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Com o aumento da concorrência entre marcas, saem na frente as empresas que investem em estratégias para gerar experiência ao consumidor. Entre elas, a minha preferida é o marketing de patrocínio. E não é só porque sou sócia da Ato, mas porque já pude comprovar, na prática, o quanto contribui para empresas, pessoas e comunidades.

Por isso, preparei este artigo para compartilhar com você os principais aprendizados que adquiri em minha jornada pelo fascinante mundo do marketing de patrocínio. Nele, explico por que uma empresa deve patrocinar projetos e quais os pontos de atenção para que possa alcançar os resultados esperados.

Boa leitura!

A mágica acontece quando uma empresa deixa de representar apenas uma imagem corporativa. Se associa a um projeto que promove valores como a solidariedade, por exemplo, e com isso consegue mostrar para o público que se preocupa com o mundo. E, então, automaticamente, passa a ser vista de forma diferente.

2. Ações de patrocínio podem aumentar o alcance de público e facilitar a transmissão dos atributos que a marca quer transmitir

 

Isso porque o marketing de patrocínio pode ajudar a sua empresa a alcançar um público no qual ainda tem baixa penetração. Semelhante ao mix promocional, mistura a promoção de vendas com propaganda e relações públicas. E também serve como oportunidade para reforçar os atributos pelos quais sua marca quer ser lembrada.

Ainda tem dúvidas sobre por que fazer patrocínio? Vamos lá: patrocinar é realizar ações que geram visibilidade, engajamento e valor para o público-alvo da sua empresa, sem impactar o seu orçamento.

3. Mas, para que traga os resultados esperados, é preciso segmentação e estratégia

 

O patrocínio não deve ser usado apenas em momentos convenientes para o seu negócio, mas ter um propósito definido. Ou seja, uma segmentação de mercado para que o esforço promocional e de comunicação de marketing não signifique perda de tempo e dinheiro.

É preciso lembrar que a ação tem como objetivo apoiar iniciativas de outras pessoas através de um investimento financeiro, técnico ou material.

“Tá, Ívina, mas então qual é a diferença entre patrocínio e doação?”.

Explico: o patrocínio contribui para a marca e para os relacionamentos da empresa. Não se restringe a um apoio financeiro. Já a doação acontece quando a verba é liberada sem se condicionar a qualquer contribuição para o negócio.

4. Quando planejado do jeito certo, o patrocínio traz uma série de benefícios para a empresa patrocinadora

 

Investir em marketing de patrocínio aumenta a visibilidade de marca, gera lembrança e agrega valor ao negócio. Quando uma empresa patrocina um projeto, por exemplo, associa valores e ativa a intenção de compra em fãs em comum.

Parece confuso, mas explico melhor: é uma forma de promover a fixação da marca de modo bastante especial. Afinal, o patrocínio é capaz de alcançar o coração do consumidor de maneira implícita e emocional. E, ao mesmo tempo, associar uma empresa aos valores com os quais acredita.

5. E ajuda a reduzir os custos de ações de marketing

 

Aí vai um fato que poucas empresas sabem: é possível patrocinar um projeto cultural, esportivo ou social sem usar os recursos do seu caixa.

Como? Direcionando parte do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) para o patrocínio. Mas apenas empresas tributadas em lucro real têm direito a esse benefício.

Quer entender como reverter parte do imposto de renda para promover sua marca e engajar os clientes? Preparamos um eBook exclusivo sobre como doar o IR devido a projetos sociais. Baixe aqui!

6. Ter em mãos dados sobre o perfil de consumo e comportamento tornam o marketing de patrocínio infalível

 

É claro que quando você escolhe um projeto que é a cara do seu público, a associação de valores que a marca procura é muito mais forte. Porém, ter em mãos informações estratégicas sobre o público que deseja atingir com as ações de patrocínio é fundamental.

Os valores precisam ser similares para que a empresa possa ser lembrada pelo patrocínio realizado.

7. Para que o retorno aconteça dentro do esperado é preciso perceber como o mercado reage e saber quando agir

 

Mensurar o retorno do investimento é essencial para entender até que ponto as ações de patrocínio foram efetivas. Por isso, exige pesquisas, análises financeira, de mídia espontânea e de aumento em vendas. Mas, não só isso, como também saber quando dar sequência ao trabalho. Afinal, realizar ações periodicamente ajuda o patrocínio a ser consolidado na mente do consumidor.

Em resumo: o marketing de patrocínio pode trazer resultados incríveis, mas precisa ter um por quê

Como expliquei neste artigo, patrocinar projetos é uma forma de otimizar os recursos da sua empresa para ações de marketing sem mexer em seu caixa. E com o marketing de patrocínio você pode divulgar a marca, gerar conhecimento, engajamento e ser visto pela sociedade como alguém que se preocupa em construir um mundo melhor.

Mas só patrocinar por patrocinar não basta: é preciso ter um propósito, objetivos, KPIs e público-alvo definidos. Se nada disso for pensado, o patrocínio será em vão. E não isso que você quer, certo?

Por essas e outras, a minha dica é buscar ajuda de profissionais especializados em marketing de patrocínio. Um meio de facilitar o planejamento, realização, mensuração e ativação das ações previstas.

E a sua empresa, como contribui para a vida da comunidade que é impactada por seus produtos e serviços?

Leve essa reflexão para dentro do seu negócio e, se precisar de ajuda, conte com a gente.

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